Inscrições para tirar Habilitação de graça começa hoje

“Os custos para tirar a carteira são muito altos e por não terem como desembolsar os valores, muitos jovens acabam por dirigir sem habilitação, pondo sua vida e de outras pessoas em risco. Estou apenas aguardando iniciar as inscrições para fazer a minha”, afirmou Natália Melo, de 19 anos, sobre o programa CNH Jovem do Governo do Estado que vai emitir gratuitamente carteiras de motorista para jovens egressos de escolas públicas. Natália está entre os jovens maranhenses que aprovaram o programa e disseram estar na expectativa para fazer a inscrição e aguardar o resultado.

habilitação gratuita

“O programa CNH Jovem é uma ótima iniciativa. Sabemos que hoje a carteira de habilitação é muito importante, tanto para melhorar o currículo na hora de conseguir um bom emprego, quanto para evitar acidentes, pois estarão mais preparados para conduzir um veículo”, concluiu Natália Melo que também é membro da Pastoral da Juventude.

Para a edição 2015 do CNH Jovem, serão oferecidas duas mil carteiras de motoristas. Metade dos contemplados serão aqueles com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014. Outra metade será definida por sorteio. Os interessados em concorrer, como a jovem Natália Melo, já podem se inscrever. O período de inscrições, que se darão exclusivamente pela internet, começaàs 8hdesta quarta-feira (1º)e seguem até o dia 31 de julho. O formulário eletrônico pode ser acessado no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)em página específica do CNH Jovem.

Clique aqui para se inscrever (a partir das 8h desta quarta-feira – 1º)

“O Governo do Estado está investindo mais de R$ 3 milhões na implantação do CNH Jovem. Nosso objetivo maior é reduzir a ilegalidade e, consequentemente, diminuir a quantidade de acidentes de trânsito”, afirma o diretor-geral do Detran, Antônio Nunes.

Já a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, ressalta que o programa CNH Jovem reforça o compromisso do governo Flávio Dino de garantir melhores condições de vida aos jovens maranhenses. “O CNH Jovem é um programa estrutural que vai garantir além da legalização dos condutores, novas opções no mercado de trabalho, incentivando os jovens a concluir também o Ensino Médio, a fazer o Enem e, por fim, contribuir com a redução da mortalidade juvenil em acidentes de trânsito”, afirmou a secretária.

Além de Natália Melo, muitos jovens aguardavam ansiosos pela abertura do período de inscrições do programa. “A juventude precisava dessa oportunidade, principalmente os jovens de áreas periféricas e rurais, que vivem em estado de pobreza e não têm nenhuma condição de tirar a carteira de habilitação. Ter uma CNH representa oportunidade de emprego e renda para si, e para sua família”, explica Jeane Ribeiro, membro do Fórum Nacional de Juventude Negra/Maranhão.

Procedimento de inscrição

A inscrição no CNH Jovem é gratuita. Ao preencher o formulário, o candidato deverá informar seus dados pessoais, residenciais, o número da inscrição do Enem, escola onde concluiu o Ensino Médio, cadastrar uma senha pessoal, e-mail para contato e assinar as declarações de veracidade, previstas pela Portaria nº 503 do Detran, que regulamenta os critérios e procedimentos operacionais do CNH Jovem.

A lista dos jovens selecionados pelo programa CNH Jovem será divulgada no dia 12 de agosto (Dia Internacional da Juventude), data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica Federal a relação dos sorteados pelo sistema da Loteria Federal.

Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecerem à sede do Detran, ou a um dos postos avançados ou em uma das 15 Ciretrans, munidos dos documentos exigidos no programa, para realizarem a abertura do Cadastro RENACH, momento em que será feita a opção pela categoria em que pretende obter a Permissão para Dirigir – PD, dentre aquelas contempladas no Programa: A, B ou AB.

Anúncios

Sobre DALVANA MENDES

Sou jornalista desde 2011, quando me graduei pela UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. De 2013 a 2014, atuei como repórter do jornal O Imparcial quando fui premiada pelo TRE-MA com reportagem “Mão de Obra Carcerária: Uma Chance Para Recomeçar”. No mesmo período, fui finalista da categoria impresso do I Prêmio Ararajuba de Jornalismo Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema). Concorri com a matéria "Ilhas ganham energia limpa". Atualmente, sou assessora de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís.
Esse post foi publicado em Cidades e marcado , , , . Guardar link permanente.

362 respostas para Inscrições para tirar Habilitação de graça começa hoje

  1. hudson rodrigo disse:

    como eu faço para me cadastrar

    Curtir

  2. Maria zenaide guedes disse:

    Eu moro em Brusque sc gostaria desaber meu marido tem 43 anos ele pode se és creve não tem como pagar

    Curtir

  3. carlos junior disse:

    Isso e muito bom entao

    Curtir

  4. carlos junior disse:

    Isso e muito bom então

    Curtir

  5. Roniele dos santos disse:

    Tenho muito interesse de tira a habilitação como eu faço para mim cadastra

    Curtir

  6. Oi eu gostaria de tirar a carta de carro

    Curtir

  7. Fernanda medas disse:

    É para aqueles que ñ concluiu o ensino médio e ñ participou do Enem. Mais que possuem o bolsa família essas podem participar

    Curtir

  8. Alissonnunesdemoura@hotmail disse:

    Muito bom es eprogama social .

    Curtir

  9. Antonio joao disse:

    Para trabalhar

    Curtir

  10. Fabricionascimento disse:

    Pra ter mas jance de emprego

    Curtir

  11. gislene camilia cabral disse:

    Meu nome e gislene tenho 21 ano gostaria muito de tira a carteira de motorista e o meu sonho pois tenho 2 filhos e não tenho como fazer pois tou desempregada ta difícil arruma trabalho com a carteira de motorista ia ser muito mais fácil arruma um trabalho pra da uma vida melhor para meus filhos muito obrigado pela oportunidade só tenho que agradecer deus sabe o quanto eu quero fazer essa carteira de motorista

    Curtir

    • rogreio martins disse:

      tenho 48 ano gostaria muito de tira a carteira de motorista e o meu sonho pois tenho 2 filhos e não tenho como fazer pois ta difícil arruma trabalho com a carteira de motorista ia ser muito mais fácil arruma um trabalho pra da uma vida melhor para meus filhos muito obrigado pela oportunidade só tenho que agradecer deus sabe o quanto eu quero fazer essa carteira de motorista

      Date: Mon, 22 Feb 2016 19:12:16 +0000 To: ruttielyprincesa@hotmail.com

      Curtir

  12. William maxmiller diniz dias disse:

    Oi eu me chamo o william eu queria tirar me habilitação mas não tenho condição e um dos sonhos que eu tenho apenas tenho 25anos sou casado tenho um filho se for ta vontade de Deus vou conseguir essa oportunidade através de vcs vai ser um canal de bênção.

    Curtir

  13. josineide maria de lia disse:

    meu nome e josineide gostaria muito tira carta mas n tenho condiçoes

    Curtir

  14. ERH disse:

    É verídica a informação que os menores com 16 anos de idade podem tirar a CNH? (COM AUTORIZACAO DOS PAIS?)

    Curtir

  15. estou desempregado e gostaria de saber como faser para tirar a minha CNH e quando comesa as incrisões

    Curtir

  16. EU SOU DESEM PREGADA COMO EU FASO PRA TIRA A HABILITAÇÃO

    Curtir

  17. Gislene de brito disse:

    Olá fiquei muito interessada, pois não tenho condições de pagar tenho quatro filhos e meu esposo desempregado, gostaria se saber se serão abertas novas inscrições.

    Curtir

  18. Gleiciane Barros de Albuquerque disse:

    Como faço pra consegui tirá a minha habilitação pelo o programa do detram que ta habilitação de graça por favor me ajudar ja faz 2anos que quero tira mão nao tenho condição me ajuda.

    Curtir

  19. Eu quero tira eu preciso muito da CNH

    Curtir

  20. maria do socorro cardoso da silva disse:

    como me escrevo para habilitacao social

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s